A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o programa da viagem que o Papa Francisco realizará a Fátima, Portugal, nos dias 12 e 13 de maio, por ocasião da comemoração do centenário das aparições da Virgem Maria na Cova da Iria.

Segundo as estimativas dos organizadores da visita, que terá como lema “Com Maria, peregrino na esperança e na paz”, e dos atos comemorativos do centenário, são esperados nesses dias 500 mil peregrinos em Fátima.

O Pontífice chegará a Portugal na sexta-feira, 12 de maio às 16h20. Aterrissará na base aérea de Monte Real, onde terá um encontro privado com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Em seguida, rezará brevemente na Capela da base aérea, de onde irá de helicóptero para Fátima.

Às 18h15, visitará a Capela das Aparições, em frente à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e abençoará as velas. Logo após, o Papa rezará o Santo Rosário diante da imagem da Virgem.

No sábado, 13 de maio, às 9h10, o Pontífice se reunirá com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa. Mais tarde, às 9h40, visitará a Basílica e, às 10h, presidirá a Santa Missa. Ao finalizar, o Papa saudará e abençoará os enfermos.

Às 12h30, almoçará com os Bispos de Portugal na Casa de Retiros Nossa Senhora do Carmo. Finalmente, às 14h45, chegará à base aérea de Monte Real, onde acontecerá a cerimônia de despedida antes de regressar para Roma.

Confira também: