Destacados representantes do mundo do esporte italiano se uniram ontem no estádio olímpico de Roma para um evento titulado “Viver como Campeão” em homenagem ao Papa João Paulo II, “o atleta de Deus”.

A manifestação esportiva e musical contou com a surpressiva participação de dois jogadores do Lazio, os gêmeos Emanuele e Antonio Filippini, que entoaram uma canção composta por eles titulada “estamos aqui”.

Entre os numerosos personagens esportivos italianos presentes no evento estavam a velocista Manuela Di Centa, o canoeiro olímpico Antonio Rossi, o famoso corredor Pietro Mennea, o decatlonista campeão do mundo Daniele Masala, a campeã mundial de canoagem Josefa Idem, o tenista Adriano Panatta, o campeão olímpico Patrizio Oliva, e o campeão mundial de mergulho Enzo Majorca.

No evento foram galardoados vários esportistas por “saber expressar do melhor modo o valor mais autêntico do esporte” ante a presença do Vigário do Papa para a Cidade do Vaticano, Dom. Angelo Comastri.

“Quem ganha como um campeão mas não se comporta como tal, não o é de verdade”, assinalou o Arcebispo, ao recordar que cada dia visitam a tumba do anterior Santo Padre mais de 20 mil pessoas: “Ele sim que foi um verdadeiro campeão”, sentenciou Comastri diante dos emocionados participantes.

Em uma amostra de reconhecimento e afeto, outorgou-se um prêmio especial aos chamados “Papa Boys” ou “meninos do Papa”, como se conhece aos jovens que participavam como voluntários na organização das Jornadas Mundiais da Juventude que celebrou João Paulo II.