Depois do anúncio da visita do Papa Francisco à Colômbia no último dia 10 de março, foi apresentada a imagem oficial e o lema: “Demos el primer paso” (Demos o primeiro passo), dirigido a todos os colombianos para que alcancem a reconciliação e a paz.

A viagem apostólica do Papa Francisco a este país sul-americano acontecerá de 6 a 11 de setembro deste ano nas cidades de Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena.

A apresentação da imagem oficial e logo foi fita por Dom Fabio Suescún Mutis, Bispo Castrense e responsável do Comitê de preparação para a visita do Santo Padre.

O Bispo explicou que, com esta imagem, a Igreja propõe aos colombianos que sejam missionários da reconciliação.

“A visita do Papa Francisco à Colômbia é um momento de graça e alegria para sonhar com a possibilidade de transformar o nosso país e dar o primeiro passo. O Santo Padre é um missionário para a reconciliação. Sua presença nos ajudará a descobrir que é possível voltar a nos unir como nação para aprender a nos olhar novamente com os olhos da esperança e misericórdia”, detalhou o Prelado em coletiva de imprensa.

Do mesmo modo, a Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) explicou em um comunicado oficial que na imagem, que tem como fundo as cores do Vaticano – amarelo e branco –, apresenta-se o Santo Padre caminhando “para dar o passo e começar a construir e sonhar”.

“Pois toda mudança começa com a conversão do coração (indivíduo), toda mudança precisa de um momento para voltar a nos encontrar (coletivo). É um momento em nossa história para nos descobrir como nação”, acrescentaram.

Nesse sentido, a CEC explicou que dar o primeiro passo significa “reconhecer o sofrimento dos outros, perdoar aqueles que nos feriram, voltar a nos encontrar como colombianos, entender a dor dos que sofreram, curar o nosso coração, descobrir o país que se esconde atrás das montanhas e construir a nação que sempre sonhamos: um país em paz”.

Dom Suescún concluiu dizendo que “é necessário dar o primeiro passo que nos ajuda a nos aproximar de Jesus, a nos encontrar novamente com o amor de nossas famílias, desarmar as palavras com o nosso próximo e ter compaixão por aqueles que sofreram”.

Confira também: