Os presidentes e os responsáveis pelas comissões de cultura das Conferências Episcopais da América se reunirão de 7 a 12 de junho na Casa de Retiros de Sumaré, localizada no Rio de Janeiro, (Brasil) para analisar os desafios e as oportunidades para uma evangelização da cultura no continente americano ao início do Terceiro Milênio.

Esse segundo encontro continental, que segue ao celebrado em 2001 em Puebla (México), tem como lema “A pastoral da cultura na América, um novo olhar na alvorada do Terceiro Milênio” no qual participarão cardeais, bispos, sacerdotes e leigos de todo o continente que formam parte do dicastério como membros ou consultores; assim como os presidentes dos conselhos para a cultura  de cada episcopado americano.

Depois de umas palavras de boas-vindas do Cardeal Eusébio Oscar Scheid, S.C.I., Arcebispo de Rio de Janeiro, o Cardeal Paul Poupard, Presidente do Dicastério,  falará sobre “Desafios culturais atuais e novo dinamismo da pastoral da cultura na América”.

Logo se levarão a cabo oito sessões de trabalho nas quais se abordarão os diversos aspectos da pastoral da cultura: Família, jovens e educação; meios de comunicação, universidades e foro público; culturas indígenas e afro americanas; migração; cultura rural; cultura urbana; seitas; a via da beleza.

Na última sessão se lerá e aprovará um documento que servirá de guia até o próximo encontro continental, programado para 2009.