Como todos os anos, o Papa Francisco se transladou na tarde do domingo à localidade de Ariccia, nas aforas de Roma, para realizar o tradicional retiro espiritual de Quaresma junto a membros da Cúria romana.

Ao presidir a reza do Ângelus deste domingo, 5, o Pontífice pediu orações para os Exercícios. “Há poucos dias iniciamos a Quaresma, que é o caminho do Povo de Deus para a Páscoa, um caminho de conversão, de luta contra o mal com as armas da oração, do jejum, e das obras de caridade”, disse da janela do Palácio Apostólico.

“Desejo a todos que o caminho quaresmal seja rico de frutos; e lhes peço que se recordem em suas orações de mim e dos meus colaboradores da Cúria Romana, que esta tarde iniciaremos a semana de Exercícios Espirituais”. “Obrigado de todo coração por esta oração que farão”, acrescentou para terminar.

Pouco antes de partir para esta localidade, o Santo Padre pediu também orações através de sua conta oficial do Twitter: "Peço, por favor, uma recordação na oração por mim e meus colaboradores, que até sexta-feira faremos os Exercícios Espirituais".

Os Exercícios terão lugar na Casa Divino Mestre e o encarregado será o Pe. Giulio Michelino com o tema “Paixão, morte e ressurreição do Jesus segundo Mateus”.

O retiro vai até a próxima sexta-feira 10 de março, por isso a Audiência Geral da quarta-feira 8 ficou suspensa junto às demais atividades do Santo Padre.

Este domingo, o retiro começará com uma introdução, adoração eucarística e vésperas. Outros dias darão início às 7,30 horas com a Eucaristia. Às 8,30 terá lugar a primeira meditação e depois do almoço será a segunda. O dia concluirá com a oração das vésperas e adoração eucarística.

Confira: