A Arquidiocese de San Salvador (El Salvador) informou que no dia 28 de fevereiro foi fechado “o processo de instrução de um testemunho sobre o ‘suposto milagre’ concedido por intercessão do nosso Beato Dom Romero” e que será enviado para o estudo na Santa Sé.

Através de suas redes sociais, a Arquidiocese indicou que o encerramento do processo ocorreu na sede do Tribunal Eclesiástico local.

“Um milagre atribuído à sua intercessão foi enviado a Roma neste dia. Rezemos pela sua canonização”, expressou em sua conta de Twitter o Chanceler e Vigário de Promoção Humana da Arquidiocese de San Salvador, Mons. Rafael Urrutia.

Segundo informou a imprensa local, a beneficiada foi uma mulher chamada Cecilia Maribel Flores Rivas. Seu caso será estudado pela Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano.

Dom Óscar Romero foi beatificado em 23 de maio de 2015 em uma cerimônia multitudinária realizada em San Salvador. Sua festa litúrgica é comemorada no dia 24 de março, dia “em que nasceu para o céu”.

O Beato foi assassinado por ódio à fé em 24 de março de 1980, durante uma violenta guerra civil da qual participaram grupos políticos da esquerda e do governo ditatorial da direita.

No início de 2015, o Papa Francisco aprovou que se proclamasse o seu martírio e se celebrasse a cerimônia de beatificação.

Em uma carta ao Arcebispo de San Salvador, Dom José Luis Escobar, o Papa Francisco afirmou que “em tempos de difícil convivência, Dom Romero foi capaz de orientar, defender e proteger o seu rebanho, permanecendo fiel ao Evangelho e em comunhão com toda a Igreja”.

“Seu ministério se distinguiu pela atenção especial aos mais pobres e marginalizados. E, no momento da sua morte, enquanto celebrava o Santo Sacrifício de amor e reconciliação, recebeu a graça de se identificar plenamente com Aquele que deu a vida pelas suas ovelhas”, disse o Papa em sua carta por ocasião da beatificação.

* Notícia atualizada às 15h48, Horário de Brasília (GMT -03)

Confira também: