Marie Collins, vítima de abusos por membros do clero, renunciou a seu cargo de membro da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores, da qual fazia parte desde a sua criação em 2014.

Segundo um comunicado de imprensa divulgado pela Comissão, Collins informou ao Cardeal Sean O'Malley, Presidente da Comissão, que tomou essa decisão depois de ver uma “falta de colaboração com a Comissão para a Tutela de Menores da parte de alguns organismos da Cúria Romana”, como explicou na carta de demissão enviada ao Santo Padre.

Apesar da sua renúncia, Collins aceitou o convite do Cardeal O'Malley de continuar colaborando com a comissão na função educacional, devido às suas excepcionais habilidades educativas e pelo impacto do seu testemunho como sobrevivente.

O Papa Francisco aceitou a renúncia expressando o seu “profundo apreço pelo seu trabalho a favor das vítimas e dos sobreviventes de abusos da parte de membros do clero”.

Marie Collins se destacou por ser uma grande e incansável defensora das vozes das vítimas e sobreviventes de abuso a menores, para que sejam escutadas. Seu trabalho também fez com que as vítimas e sobreviventes de abusos por parte do clero sejam uma prioridade para a Igreja.

Em uma mensagem divulgada pela Santa Sé, o Cardeal O'Malley expressou “seu sincero agradecimento” a Marie Collins “pelas suas contribuições como um membro fundador da Comissão. Escutaremos com muita atenção tudo o que Marie quiser compartilhar conosco a respeito das suas inquietudes”.

Em declarações ao Grupo ACI, o também membro da Comissão, Fr. Hans Zollner, disse: “Compreendo e realmente respeito o seu sentimento de frustração”. Zollner acredita que não há um problema “entre a Comissão e toda a Cúria. Como em qualquer organização e em qualquer instituição, há retrocessos, há contratempos, como assinala Marie Collins”. “Obviamente – continuou – isso é algo difícil para um sobrevivente suportar”.

Segundo Zollner, esses retrocessos não são “culpa da Cúria. Recebemos uma série de convites de dicastérios da Cúria nos últimos 10 meses”. Portanto, ressaltou que Marie Collins quis “continuar o seu trabalho para nós. Se tivesse pensado que a responsabilidade era toda da Cúria, não continuaria colaborando”.

A Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores foi fundada em março de 2014 como uma iniciativa do Papa Francisco.

Confira também: