Continuam sendo realizadas as considerações do Conselho de nove cardeais – o chamado C9 – que assessora o Papa Francisco na reforma da Cúria. Na manhã de hoje, depois de três dias de deliberações, foi concluída a sua 18ª reunião.

Segundo informações da Subdiretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, Paloma García Ovejero, nas sessões foram abordados os temas relacionados aos diferentes dicastérios da Cúria. Concretamente, o C9 deu prosseguimento à análise dos dicastérios, em especial da Congregação para a Evangelização dos Povos (Propaganda Fide), da Congregação para as Igrejas Orientais e do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

Por outro lado, os Cardeais começaram a examinar a “Diaconia da Justiça” e, portanto, um tempo consistente foi dedicado aos Tribunais: Penitenciária Apostólica, Supremo Tribunal da Signatura Apostólica e o Tribunal da Rota Romana.

O Cardeal George Pell falou sobre o seu trabalho à frente da Secretaria para a Economia para aplicar plenamente a reforma econômica solicitada pelo Santo Padre, com especial atenção à atividade de formação de pessoal e de recursos humanos.

O Prefeito da Secretaria para a Comunicação, Mons. Dario Edoardo Viganò, apresentou a situação atual da reforma da mídia da Santa Sé, isto é, a incorporação da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano no novo Dicastério.

Do mesmo modo, durante estes dias tiveram reuniões de trabalho com a Secretaria de Estado, a Secretaria para a Economia, a Apsa (Associação do Patrimônio da Sé Apostólica) e o Departamento do Trabalho. Além disso, foi apresentado o plano para reestruturar as frequências de rádio e as novas estratégias para as redes sociais. Por fim, refletiu-se sobre o projeto para iniciar a reforma da Livraria Editora Vaticana.

A pedido do Conselho, nestas reuniões, também falaram sobre a seleção de candidatos ao episcopado.

De acordo com o relatório da Subdiretora da Sala de Imprensa, o Papa Francisco participou dos três dias de reuniões, ausentando-se somente na parte da manhã de segunda-feira, devido à visita ad Limina dos Bispos da Costa Rica, e na manhã de quarta-feira, para a Audiência Geral.

Nesta reunião do Conselho de nove Cardeais, destacaram a declaração realizada no início da seção, em 13 de fevereiro, após a primeira consulta, na qual expressaram o seu apoio ao trabalho do Papa Francisco.

“Em relação a recentes acontecimentos, o Conselho de Cardeais expressa seu pleno apoio ao trabalho do Papa, assegurando ao mesmo tempo a adesão e sustentação plenas à sua pessoa e seu magistério”, afirmaram.

O C9 é formado pelos cardeais Oscar Rodrígues Maradiaga (Coordenador), Pietro Parolin (Secretário de Estado), Giuseppe Bertello, Francisco Javier Errázuriz Ossa, Sean Patrick O’Malley, Reinhard Marx, Laurent Monsengwo Pasinya, Oswald Gracias e George Pell.

A próxima reunião do C9 será realizada nos dias 24, 25 e 26 de abril deste ano.

Confira também: