As relíquias de Santa Margarida Maria de Alacoque, mensageira do Coração de Jesus, chegarão procedentes da França à Espanha na próxima segunda-feira, 6 de junho, para percorrer diversas dioceses do país.

Graças a esta iniciativa, promovida por diversos movimentos apostólicos leigos e apoiada pelos bispos, os 19 mosteiros da Ordem da Visitação de Nossa Senhora na Espanha poderão venerar as relíquias da santa francesa.

Segundo informaram os organizadores, as relíquias de Santa Margarida Maria poderão ser veneradas em cidades como Madri, Barcelona, Alicante, Granada, Sevilha, Córdoba, Toledo, Oropesa e Talavera de la Reina, Palma de Mallorca, Valladolid e Salamanca.

Não obstante, as relíquias estarão em Oviedo, Lugo, Vigo, Vitoria, Burgos, San Sebastián, Santander e Pamplona. Desta última sairão, na terça-feira, 5 de julho, para o Mosteiro francés de Paray-le-Monial, onde são custodiadas, acompanhadas por doze jovens famílias com filhos pequenos.

Os responsáveis da visita informaram que as relíquias da Santa poderão ser veneradas de maneira especial no dia 12 de junho  no Templo do Sagrado Coração de Jesus do Tibidabo, em Barcelona, declarado Templo Expiatório Nacional da Espanha.

No sábado, 18 de junho, as relíquias estarão no Santuário do Cerro de los Ángeles, em Madri, monumento ao Sagrado Coração de Jesus no centro geográfico da Espanha, frente ao que fez a consagração real da Espanha ao Sagrado Coração em 1918.

Um momento significativo da visita será no dia  24 de junho, quando os fiéis poderão venerar as relíquias no Santuário da Grande Promessa de Valladolid, onde o venerável noviço  jesuíta Bernardo de Hoyos recebeu em  1733 a promessa do Coração de  Jesus de seu reinado na Espanha, e de onde extendeu sua devoção por toda a nação.