O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e arcebispo de Salvador, Cardeal Geraldo Majella Agnelo, pediu ao governo transparência e não impedir as investigações da CPI dos Correios, "se não tem responsabilidade, não tenha medo da verdade”.

Citando a passagem do evangelho "A verdade vos libertará”, o cardeal cobrou a apuração das denúncias de corrupção nos Correios, que envolvem  funcionários da instituição e um deputado federal. “Se ele (o governo) acha que está tudo certo, que deixe a CPI funcionar até para provar que realmente não há nada de errado”, colocou o Purpurado.

D. Geraldo lamentou os resultados sobre o aumento da indigência e da miséria no Brasil, revelados no levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde o país aparece como o segundo pior distribuidor de renda no mundo.

Ele duvidou das promessas de "boas notícias" na área econômica feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para os próximos anos, frisando que isso só vai ocorrer quando "mexer" efetivamente no povo. "Nós temos pressa e tenho alertado que as pessoas não podem esperar mais, não se pode deixar para amanhã quando o bolo estiver bonito e todo enfeitado para começar a dividi-lo; tem que ser hoje", reclamou, voltando a chamar a atenção para o perigo de "caos" no Brasil devido ao aumento da pobreza.

O presidente da CNBB, criticou também indiretamente a Justiça brasileira: "as pessoas que roubam um pedaço de pão para dar a um filho com fome são condenadas rapidamente, sumariamente, e têm de cumprir até o último minuto da pena. Mas os que roubam como ninguém, roubam tudo, têm bons advogados, respondem a inquéritos que não chegam ao fim e jamais são condenados” questionou Dom Agnelo.