O Cardeal Nicolau de Jesus López Rodríguez, Arcebispo de São Domingos, assinalou durante uma conferência sobre ética nas comunicações organizada pelo Instituto Dominicano das Telecomunicações (INDOTEL), que os seres humanos não nasceram para fazer danças que são "para cães".

Ao referir-se às modas difundidas por alguns meios de comunicação, o Cardeal criticou especificamente o ritmo musical latino chamado "reggaeton", pois considerou que as criações do gênero não são "as melhores expressões de arte e inspiração".

Quanto ao denominado "perreo", um movimento de contato que com muita dificuldade se pode chamar "dança", e com o que se acompanha a música do reggaeton, O Cardeal disse que "está muito na moda, mas eu acredito que entre os humanos não pega".

"Deixem o ‘perreo’ para os cães", acrescentou o Cardeal. "Nunca o ser humano teve pretensão de ser um cachorro. Por conseguinte estabeleçamos uma diferença clara e categórica entre uma coisa e outra", destacou.

O Cardeal também criticou a maneira como a televisão vem promovendo a prática homossexual como algo "normal", mostrando-os em programas "com tanta desenvoltura".

"Já temos muitas coisas desagradáveis que ver (na televisão) como para que também tenhamos que tolerar este tipo de coisas", concluiu.