Os incêndios florestais que afetaram a Região de Biobío, no sul do Chile, queimaram mais de 100 casas na cidade de Florida. Entretanto, a casa de Evelyn Vargas ficou de pé, pois pediu a intercessão de São Sebastião para proteger seu lar.

Alguns dias antes do incêndio, que ocorreu no final de janeiro, Evelyn colocou em sua casa uma pequena gruta com a imagem do mártir romano.

No momento da emergência e antes de escapar pela ameaça das chamas, ela pediu a intercessão de São Sebastião.

“Eu disse: ‘São Sebastião, por favor, protege a minha casa, te entrego todas as minhas joias, mas cuida da minha casa’”, disse Vargas, de acordo com informações da Radio Cooperativa.

Evelyn fugiu para a casa da sua filha e pediu a um membro da sua família para averiguar a situação da sua casa em Florida.

“Tua casa se salvou, é a única casa que ficou de pé”, informaram.

Para a surpresa de muitos, as chamas do incêndio cercaram a casa de Evelyn, mas esta não sofreu nenhum dano. Tanto a imagem de São Sebastião como a sua casa resistiram ao incêndio.

Depois do ocorrido, Evelyn foi pagar a sua promessa e agradecer a São Sebastião pela sua poderosa intercessão. A devoção a este santo é uma das mais fortes no sul do Chile e o seu santuário, localizado no povoado de Yumbel, reúne mais de meio milhão de pessoas no dia da sua festa.

Por sua parte, a Igreja através de Caritas Diocesanas e Caritas Chile, está trabalhando no terreno com as famílias que foram prejudicadas pelos incêndios e desenvolvendo programas de reabilitação e recuperação das comunidades.

Confira também: