O Vigário do Papa Francisco para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, disse que os cartazes que criticavam o Santo Padre que apareceram no fim de semana em algumas ruas da Cidade Eterna não constituem os sentimentos dos fiéis da capital italiana para com o Pontífice.

Segundo o jornal dos bispos italianos, Avvenire, o Cardeal Vallini ressaltou que “os fiéis da comunidade cristã, junto com os habitantes da cidade (de Roma) não se veem representados nessas insinuações injustas”.

Na manhã de sábado, 4 de fevereiro, algumas ruas de Roma amanheceram com cartazes nos quais aparecia uma foto do Papa Francisco com o rosto sério e algumas críticas sobre seu pontificado.

“A Francisco: você interveio em Congregações, retirou sacerdotes, decapitou a Ordem de Malta e os Franciscanos da Imaculada, ignorou cardeais... onde está sua misericórdia?”.

Sobre isso, o Cardeal Vallini disse que os fiéis da Cidade Eterna renovaram “seus sentimentos de apreço, respeito filial e gratidão ao Bispo de Roma e Sucessor do Apóstolo Pedro, pelo seu testemunho evangélico pessoal e seu trabalho de evangelização e de proximidade aos homens, especialmente com os pobres”.

O Purpurado assinalou também que os cartazes causaram “tristeza e lamento” entre os fiéis.

As autoridades romanas já estão investigando este acontecimento e analisando câmeras de vídeo nas áreas onde os cartazes apareceram, como na Piazza del Risorgimento ou no Coliseu romano.

Confira também: