Na Missa presidida pelo Papa Francisco no dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, na Basílica de São Pedro, estava presente o ícone da “Virgem Maria Mãe da Misericórdia”, no qual se vê o Menino Jesus em seus braços e um avental nas mãos.

Esta imagem foi pintada como uma homenagem à Virgem pelo Ano da Misericórdia pelos membros da Pequena Casa da Misericórdia, que se dedicam a atender os pobres na cidade de Gela, localizada na ilha de Sicília (Itália).

Em relação ao significado do ícone, o diretor da Pequena Casa da Misericórdia, Pe. Pascualino di Dio, indicou que a imagem da Virgem “nos ensina como a caridade deve ser silenciosa, discreta, desinteressada e não deve esperar nada em troca”.

“Maria se tornou uma fonte de consolo e de esperança segura para a nossa cidade. Maria é a misericordiosa, como rezamos na antiga antífona da Salve Rainha. Ela recebeu a Misericórdia que se fez carne e se deixou conduzir por Ele para servir a sua idosa e cansada prima Isabel durante três meses na casa de Zacarias”, indicou.

O avental que a Virgem está segurando na pintura representa o serviço de Cristo e a misericórdia ao próximo.

Esta imagem é venerada na Igreja de ‘Sant'Agostino’, em Gela, e foi levada à Roma a pedido do Escritório de Celebrações Litúrgicas para estar presente na Missa celebrada pelo Papa Francisco.

Sobre esta decisão, o Pe. Pascualino comentou: “estamos honrados”. Este sacerdote chegou à Cidade Eterna em peregrinação com 100 fiéis de Gela, entre eles há pobres e voluntários da Pequena Casa da Misericórdia.

“Queremos fazer esta peregrinação, pobres com pobres, guiados por Maria e Pedro, para agradecer ao Senhor pelos dons da Sua misericórdia e para confiar mais uma vez ao Senhor a nossa cidade”, indicou.

O ícone “Virgem Maria Mãe da Misericórdia” voltará a Gela neste domingo e será levado à igreja de ‘San Francesco di Paola’, onde será celebrada uma Missa. Em seguida, será colocada novamente na Igreja de ‘Sant'Agostino’.

Confira também: