O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira a renúncia do Bispo de Itabuna (BA), Dom Czeslaw Stanula, por motivo de idade. O Pontífice também nomeou para substitui-lo no governo pastoral da Diocese Dom Carlos Alberto dos Santos, transferindo-o da diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas (BA).

O novo Bispo de Itabuna tem 61 anos e é natural de Tobias Barreto (SE). Estudou Filosofia e Teologia com os Salesianos e foi ordenado sacerdote em 21 de maio de 1983, sendo incardinado na Arquidiocese de Aracaju.

Em sua caminhada presbiteral, atuou como reitor do Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus; administrador paroquial;  reitor do Seminário Provincial Nossa Senhora da Conceição; assistente espiritual da Renovação Carismática; coordenador da Pastoral Vocacional e dos Ministérios; diretor espiritual do Seminário Menor, pároco em várias paróquias, responsável de formação dos diáconos; representante do clero; membro do Conselho Presbiteral, do Colégio dos Consultores e do Conselho Arquidiocesano Pastoral.

Em junho de 2005, foi nomeado por Bento XVI Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas. Sua ordenação episcopal aconteceu em 26 de julho daquele mesmo ano e seu lema episcopal é “Per Mariam ad eucharistiam”.

Por sua vez, o agora Bispo Emérito de Itabuna, Dom Czeslaw Stanula, é polonês e, além de seu país, serviu na Argentina e no Brasil, especialmente na região da Bahia.

Conforme recorda a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele foi bispo de Floresta (PE), entre 1989 e 1997; animador da Vida Consagrada no Regional Nordeste 2 da CNBB e membro da Comissão Episcopal de Pastoral no regional, onde também foi o responsável pela Família e pela Comunicação. No regional Nordeste 3, foi bispo referencial da Pastoral Familiar, dos Leigos e da Renovação Carismática, além de presidente deste regional.