Ninguém pode explicar como uma pequena casa de madeira ficou de pé após o incêndio florestal voraz que queimou totalmente, no dia 26 de janeiro, a Vila Los Aromos, um povoado de aproximadamente 500 casas localizado a 270 quilômetros ao sul de Santiago, no Chile.

Em meio à desolação, uma casa de madeira permaneceu em perfeitas condições, cujos vestígios indicam que o fogo atingiu o limite da habitação. Na sua janela principal há um cartaz no qual está escrito: “O milagre de Deus”.

Carla Garrido é a dona desta casa e, ao ser localizada pelo canal de televisão ‘Chilevisión’, comentou: “Quando evacuei este lugar foi triste porque eu não queria deixar a minha casa. Quando voltei, pensava que não estaria de pé”.

A jovem, mãe de um menino de nove meses, atribuiu este acontecimento à fé. “Eu acredito em Deus e rezei muito para que Ele cuidasse da minha casa (...) foi a minha fé, a do meu esposo e da minha família, pois eu sei que também rezaram a Deus”.

“Aqui há um grande testemunho e para que todos pudessem acreditar que há um Deus, pois aqui tudo foi destruído”, disse Garrido.

Outra história semelhante ocorreu em povoado próximo a Los Aromos, chamado Santa Olga, onde duas casas ficaram de pé depois que o incêndio passou por aproximadamente mil casas.

Uma das casas foi a de Elizabeth Navarrete, mãe de dois filhos, que contou ao ‘Canal 13’ que “comparado ao desastre que ocorreu aqui, isto é um verdadeiro milagre. Agradeço àquele lá de cima (Deus) e não sei como a minha casa ficou de pé, ainda não conseguimos uma explicação de como ela ficou de pé”.

Navarrete acrescentou que antes de evacuar a área, encomendou a casa ao seu pequeno filho, falecido há cinco anos, ele se chamava Francisco. “Você cuidará da minha casa. Eu não sei se foi ele ou o lá de cima (Deus), será este anjinho que quis cuidar de nós. Nós só pensávamos que permanecesse uma casa e que todos fôssemos abrigados e isso aconteceu”, explicou.

Carla e Elizabeth comentaram que atualmente também vivem em suas casas outros parentes, mas estão abertas para acolher todas as pessoas que precisarem.

Deste modo, enquanto combatem novos focos de incêndio em diferentes áreas e chegam centenas de voluntários para ajudar, as duas casas são um sinal de esperança que incentiva todos os chilenos afetados pela catástrofe.

Passaram 15 dias desde o início dos incêndios que afetaram seis regiões do norte, do centro e do sul do país. Há mais de 509 mil hectares destruídos e, em 360 mil, o fogo ainda está ativo. Há uma equipe nacional colaborando e uma equipe estrangeira da Argentina, França, Espanha, Peru, México, Portugal e Colômbia.

A ajuda da Igreja

Ante esta grave situação, as Cáritas diocesanas e a Cáritas Chile lideram um trabalho no terreno para ajudar as famílias afetadas pelos incêndios, não só com uma resposta imediata, mas também com programas de reabilitação e recuperação das comunidades.

Depois da reunião com a presidente Michelle Bachelet e outras confissões religiosas, o Presidente da Conferência Episcopal do Chile, Dom Santiago Silva, expressou que “diante dos grandes desafios, é quando melhor se revela a alma do Chile, como disse o Cardeal Raúl Silva Henríquez. A capacidade de ajudar os outros, de poder enfrentar como comunidade nacional os efeitos do incêndio, esse é o verdadeiro Chile e esta virtude deve ser aproveitada”.

“Convido todos os cristãos, todos os cidadãos do Chile a colaborar, vamos nos levantar, mas precisamos da ajuda de todos. Muito além de credos e ideologias políticas precisamos estar unidos para poder apoiar todos os nossos irmãos e irmãs que hoje estão sofrendo”, enfatizou.

Confira também: