Depois da renúncia do Grão-Mestre da Ordem de Malta, Matthew Festing, a instituição nomeou o líder interino Ludwing Hoffman von Rumerstein e restituiu em seu cargo ao Grão-Chanceler Albrecht Freiherr von Boeselager.

Assim indicou a Ordem de Malta em uma nota de imprensa no último sábado, na qual assinalam que a nomeação de Hoffman estará em vigor até a eleição do novo Grão-Mestre.

Além de aceitar a renúncia de Festing, a Ordem de Malte também decidiu anular os decretos que estabeleciam “os procedimentos disciplinares” iniciados contra o agora restituído Grão-Chanceler, Albrecht Freiherr von Boeselager, que reassume o seu cargo “imediatamente”.

Freiherr, atualmente restituído em seu cargo, poderá convocar o Conselho da Ordem que escolherá o novo Grão-Mestre.

A demissão de Matthew Festing aconteceu no último dia 25 de janeiro, depois de várias semanas de diálogo entre a Ordem de Malta e a Santa Sé sobre a legitimidade do Grupo nomeado pela Secretaria de Estado do Vaticano, em 22 de dezembro de 2016, para investigar as circunstâncias nas quais ocorreu a substituição do Grão-Chanceler.

Após alguns questionamentos, em 17 de janeiro, o Vaticano manifestou sua confiança nos cinco componentes do grupo constituído pelo Papa e recusou “toda e qualquer tentativa de depreciar suas figuras e a obra”.

No mesmo dia, o Vaticano expressou à Ordem de Malta “seu apoio e encorajamento ao louvável trabalho que membros e voluntários realizam em várias partes do mundo”.

A Ordem de Malta é uma das mais antigas instituições ocidentais e cristã.

Como ordem religiosa da Igreja desde 1113 e sujeito de direito internacional, mantém relações bilaterais com mais de 100 Estados e com a União Europeia, assim como uma missão permanente de observação ante as Nações Unidas.

A Ordem de Malta está presente em 120 países com projetos médicos, sociais e humanitários em favor dos necessitados.

Sua principal missão é ajudar as pessoas vítimas de conflitos armados e desastres naturais, oferecendo assistência médica, atendendo os refugiados e distribuindo remédios e material básico de sobrevivência.

Confira também: