A jovem missionária Helena Agnieszka Kmiec, de 26 anos e originária da Polônia, foi encontrada morto na madrugada de terça-feira, 24, na localidade de Pacata, em Cochabamba (Bolívia), onde fazia trabalho voluntário.

A jovem tinha chegado de seu país natal nos primeiros dias de janeiro para poiar os trabalhos do Voluntariado Missionário “Salvatoriano”, ao qual pertencia e que é dirigido pelos sacerdotes poloneses do Divino Salvador. O plano de Helena era permanecer na Bolívia cerca de seis meses.

Entretanto, na terça-feira, os assassinos escalaram as paredes do Colégio Edmundo Bojanowski – da Congregação das Servas da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria –, a fim de roubar. Helena estava neste centro junto com sua amiga Anita Swuwald.

Segundo informações, os delinquentes teriam sido surpreendidos pela jovem e um deles a atacou com uma faca.

O Ministério Público da Bolívia deteve ontem dois suspeitos. Trata-se de Romualdo Mamio do Santos e Sergio Óscar Flores Rivera, que seriam o autor e o cúmplice do assassinato de Helena.

Por sua parte, IglesiaViva.net, órgão do Episcopado Boliviano, pediu que se reze “por Helena e seu descanso eterno”. “Unimo-nos às orações dos familiares e pessoas próximas”, acrescentou na nota em que informa sobre o assassinato.

“Também pedimos suas orações por Anita Szuwald, que ainda se encontra em estado delicado”, exortou.

Confira também: