A Ministra de Educação holandesa disse estar a favor de reabrir o debate sobre a teoria da evolução nas universidades e escolas do país.

Faz uns dias, a Ministra Maria Van der Hoeven comentou favoravelmente a teoria sobre um Intuito Inteligente que teria criado o universo. Suas declarações lhe custaram uma série de perguntas no Parlamento.

Em uma entrevista ao periódico holandês Der Volkskrant, a Ministra manifestou que nas universidades e os colégios secundários deveriam reabrir o debate sobre a origem do universo.

"Preferimos que os jovens conheçam os distintos pontos de vista. Isso está claro em nossos padrões educativos. É parte de seu desenvolvimento para a idade adulta que aprendam o que distintas correntes propõem”, afirmou Van der Hoeven.

“As universidades, em particular, devem ser parte deste debate, especialmente agora que temos sobre a mesa as convicções muçulmanas que rechaçam a teoria da evolução”, indicou.

A Ministra também assinalou, em referência à vida, que esta tem “um trilhão de anos e é claro que houve evolução. Entretanto também devemos nos dar conta de que a teoria da evolução não está completa e que se feito novos descobrimentos”.

Para Van der Hoeven, quem abrirá o debate no seu escritório nos próximos dias, a teoria da evolução está “aparecendo” e acrescentou que “como membro do governo não pode fechar os olhos a esse fato. deve tomar uma posição logo depois de conhecer todos os temas envolvidos".

Enquanto que nos Estados Unidos se está tratando de estabelecer a teoria do Desígnio Inteligente como parte da grade curricular, a ministra holandesa descartou que essa seja sua proposta. "Não me ouvirão exigir que meu ponto de vista se estabeleça como parte do sistema educativo nem que peça que a teoria da evolução seja retirada, para nada. O que sim me parece é que os senhores podem –e devem– alimentar a curiosidade dos jovens”, concluiu.