O novo Prelado do Opus Dei, Mons. Fernando Ocáriz, eleito na tarde de segunda-feira, 23 de janeiro, e confirmado pelo Papa Francisco pouco depois, quis expressar como se sente e saudar alguns jornalistas e meios de comunicação em um encontro na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma.

Na sua primeira saudação pública, na qual EWTN/ACI esteve presente, o novo Prelado se mostrou agradecido pela confiança que os eleitores do Opus Dei tiveram ao elegê-lo e ao Papa Francisco por nomeá-lo.

“Diante disso tudo, tenho um sentimento de gratidão a Deus por sua confiança, porque, pela fé que professamos, sabemos que a casualidade não existe”, afirmou.

“Estou tranquilo porque, se Deus quis isto, me ajudará. Também através da oração de tantas pessoas da Prelazia e de tantas outras no mundo”, disso aos presentes.

“Mons. Fernando Ocáriz agradeceu especificamente pela “confiança dos eleitores de vários países e também ao Papa Francisco que me nomeou ontem à tarde”. “O santo Padre tem um grande afeto por nós”, assinalou.

Como estabelecem os estatutos do Opus Dei, a eleição do Prelado deve ser confirmada pelo Pontífice, que recebeu o documento da eleição das mais de Mariano Fazio, Vigário Geral do Opus Dei desse 2014. “O Papa me enviou de presente uma bela medalha”. “Esses são meus sentimentos. Estou sereno, embora talvez não deveria estar”, acrescentou sorrindo.

O Prelado também indicou os desafios que, na sua opinião, são os mais importantes para a Igreja e a sociedade atual: os jovens e a família. “É um grande deságio para os cristãos, é algo óbvio”, comentou. “João Paulo II, Vento XVI e Francisco galaram constantemente da importância da família”.

Mons. Ocáriz explicou que no Opus Dei “se faz muito para ajudar as famílias de modos diversos, mas sempre é pouco”.

“Conheci o Papa quando era Bispo Auxiliar de Buenos Aires. Foi com Dom Javier Echevarría (o Prelado anterior, que faleceu em dezembro) encontrá-lo. Cerca de três anos mais tarde, voltamos a nos ver. Pareceu-me uma pessoa séria, muito amável, simples, educado, via-se claramente um interesse positivo pelas pessoas, interesse pastoral. Manifestava um grande coração pelas pessoas”, revelou.

Mariano Fazio, também presente no encontro com a imprensa, contou como foi seu encontro com o Papa Francisco na tarde de segunda-feira ao informa-lo da eleição do novo Prelado.

“Fomos sem aviso prévio e nos recebeu durante meia hora. Em seguida, assinou a nomeação, estava muito contente e disse duas coisas muita belas”. Por um lado, que “o Opus Dei se encontra em um momento histórico muito importante, porque temos o primeiro Prelado que não trabalhou diretamente com o fundador, São Josemaria Escrivá de Balaguer. Disse-nos que temos que ser fiéis ao fundador e ter um grande entusiasmo missionário”. Também “falou sobre Dom Echevarría e disse que era idoso, mas tinha muita audácia, que era como um pai”.

Mons. Fernando Ocáriz nasceu em Paris (França), em 27 de outubro de 1944, sendo o oitavo filho de uma família espanhola exilada pela Guerra Civil.

O terceiro sucessor de São Josemaria Escrivá é licenciado em Ciências Físicas pela Universidade de Barcelona e em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense.

Obteve doutorado em Teologia, em 1971, na Universidade de Navarra, e no mesmo ano foi ordenado sacerdote.

Desde 1986, o Prelado do Opus Dei foi consultor da Congregação para a Doutrina da Fé. Desde 2003, é consultor da Congregação para o Clero e, desde 2011, do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Confira também: