Os Santuários de Nossa Senhora de Lourdes, na França, e de Fátima, em Portugal, estarão unidos neste ano para celebrar o centenário das aparições de Fátima. Para isso, o templo francês preparou uma programação especial, que conta com transmissão ao vivo da visita do Papa Francisco.

De acordo com o Santuário de Fátima, sua sala de imprensa recebeu um documento enviado de Lourdes, no qual afirmam que os santuários marianos querem se unir para celebrar a mensagem que “pertence a todos”.

“Cada Santuário revela uma parte da missão de Maria e cada um tem um carisma particular, sem entrar em contradição com os carismas dos outros”, diz o documento.

“Quando um Santuário celebra o seu jubileu, todos os Santuários dedicados a Maria rejubilam por ver atualizar a mensagem de que são todos portadores. O Santuário de Lourdes entende celebrar Maria acolhendo os peregrinos que lá chegam, seja quando estão a caminho de Fátima como quando regressam”, assinala.

Para marcar esta celebração do centenário, de maio a outubro, o Santuário de Lourdes fará uma programação que inclui uma exposição sobre os grandes santuários marianos; procissões marianas com as imagens e estátuas de Nossa Senhora de Fátima e a apresentação do filme das Aparições em Lourdes e em Fátima.

Durante o ano, o dia 11 de cada mês será centrado em Nossa Senhora de Lourdes. Já o dia 13 de cada mês será dedicado inteiramente a Nossa Senhora de Fátima, começando com a Consagração ao Imaculado Coração de Maria, seguida de Missa pelas intenções do Papa e consagração a Maria, recitação com as aparições de Lourdes e de Fátima (vídeo), exposição comentada e procissão de velas.

Em maio, haverá a retransmissão das celebrações da peregrinação Internacional aniversária que será presidida pelo Papa Francisco. No dia 11 de maio, transmitirão a meditação do Rosário na Gruta e recitação de Nossa Senhora de Lourdes, seguida de procissão das velas. Em 12 de maio, realiza-se uma procissão eucarística com a oração do Anjo de Portugal, seguida da Vigília de oração na basílica São Pio X, em união com Fátima.

No dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio, os olhares vão se voltar para a meditação do rosário sobre a Mensagem de Fátima; recitação das aparições de Nossa Senhora na basílica São Pio X e retransmissão em tela gigante da visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima.

Esta comunhão com Fátima termina com a celebração de uma Missa de ação de graças pelas intenções do Papa Francisco, no dia 15 de maio.

Além disso, nos dias 12 e 15 de cada mês será celebrado um momento de penitência para reparar os pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria, seguido de uma Missa pela conversão dos pecadores e confissões.

Confira também: