O Governo argentino, em uma medida surpreendente, anunciou a criação de uma representação diplomática para assuntos eclesiásticos na Embaixada argentina diante da Santa Sé.

O novo cargo será coberto por Dom Daniel Ferrari, licenciado em Direito Canônico da Universidade Católica Argentina (UCA), que atuará com a categoria diplomática de Conselheiro de Embaixada e Cônsul Geral.

Segundo o decreto 539 publicado no Boletim Oficial, o Governo decidiu “estabelecer uma Representação Especial para Assuntos Eclesiásticos na Embaixada diante da Santa Sé”.

Os meios argentinos interpretaram a resolução como um gesto de aproximação do Governo ao Vaticano, logo após da polêmica produzida pela tentativa de desconhecimento do Bispo militar, Dom Antonio Baseotto, ato duramente criticado pela Igreja Católica e rechaçado pela Santa Sé por ser contrário à Concordata que rege a relação entre ambos estados.

A tensão, segundo analistas locais, reduziu-se significativamente depois da visita do Presidente Néstor Kirchner a Roma com ocasião da inauguração do Pontificado do Papa Bento XVI.