A eventual celebração da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em algum país da região seria uma grande oportunidade para que o Papa Bento XVI visite pela primeira vez a América Latina. Esta é a opinião do Vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Dom Carlos Aguiar Retes.

Em uma entrevista concedida ao departamento de comunicações do Episcopado Mexicano, o Bispo avaliou a celebração dos 50 anos do CELAM e sua 30º Assembléia Ordinária celebrada em Lima, Peru. A entrevista esteve marcada pela confirmação da V Conferência, através do Cardeal Giovanni Battista Ré, Prefeito da Congregação para os Bispos.

Segundo Dom Aguiar, a V Conferência é a maior oportunidade da América Latina para que venha o Papa Bento XVI. “Que o Papa não nos tenha mandado sua resposta, é sinal de que o está considerando dentro de sua organização programática destes 2 primeiros anos”, indicou.

Do mesmo modo, revelou que “no encontro que tivemos com ele em abril nos dizia que não viajará tanto como João Paulo II, porque o impede sua idade e porque o Papa já abriu esses caminhos, agora ao Papa Bento XVI lhe toca uma nova função e ele dizia que terá que dosar estrategicamente as viagens que fará”.

“O fato de que ainda não nos haja dito, quer dizer que o está pensando, está considerando-o e está vendo o conjunto de convites que tem já na sua mesa e compromissos eclesiásticos que se vão acumulando, por isso nos disse o Cardeal Ré que será até setembro, quando o Santo Padre, depois do tempo de férias que toma em torno do verão, ele possa tomar uma decisão, temos que pedir muito a Deus que seja assim como estamos dizendo”, indicou.

O Bispo também explicou que “a sede que estava prevista (para a V Conferência), estando o Papa João Paulo II, e com as condições e limitações próprias de sua idade, era Roma; segue sendo previsível essa possibilidade, agora não pela enfermidade, mas sim pela idade do santo Padre, ele terá que tomar a decisão de tomar a sede prevista ou se nos conceder na América Latina, nesse caso, consideramos que devesse lhe tocar de novo ao Cone Sul”.

Dom Aguiar recordou que “o primeiro encontro foi no Rio de Janeiro, Brasil, o segundo no Medellín, que forma parte da região dos Países Bolivarianos na Colômbia, a terceira foi no México; que o México e Centro a América formam a região, e a quarta foi em Santo Domingo, as ilhas do Caribe, que são as quatro regiões em que está organizado o CELAM”.

“A participação de distintos membros da Assembléia disse que seria conveniente que fora no Cone Sul; as opções previstas são Argentina ou Chile, territórios que têm condições propícias para um encontro desta natureza”, adiantou.