Há alguns dias, a Revista Vitral, publicada pelo Centro de Formação Cívica e Religiosa da Diocese de Pinar del Río, completou dez anos a serviço da comunidade cubana.

Na cerimônia, o diretor da revista, Dagoberto Valdés, diretor da Revista, agradeceu o  apoio delo Bispo de Pinar del Río, Dom José Siro González, e lembrou que a publicação surgiu e tem se mantido como um espaço de liberdade e diálogo para todos, com propostas e não confrontos.

“Vitral não é luz da liberdade. Essa luz, a temos todos. Uns muito dentro e outros que a expressam. Por isso Vitral não quis ser a luz da liberdade como si só ela tivesse essa luz, mas é a liberdade da luz, quer dizer, o espaço de liberdade para que cada qual expresse sua própria luz e a compartilhe”, disse Valdés.

Segundo o diretor, “Vitral quer o diálogo, o debate público, não a intriga, nem o temor, não a sombra nem a dúvida. A transparência é e debe ser seu sinal e seu programa.Vitral é  e quer ser uma simples e trabalhadora pela justiça e a paz”.
Por sua vez, Dom González lembrou que a tarefa de Vitral “não tem sido fácil” porque “o homem de hoje tem dificuldades sérias em compreender que é muito necessária a luz para encontrar a liberade e que é imprescindível libertá-la para valorizar a luz”.
Vitral é uma revista sócio-cultural católica cubana. Tornou-se um “espaço para a transparência, a reflexão pluralista e a luz multicolor de Cuba”.

O Centro de Formação Cívica e Religiosa da diocese de Pinar tem como fim “a promoção do homem e da mulher, como pessoa livre, responsável e participativa, e assim contribuir para reconstrução e fortalecimento da sociedade civil cubana com vistas a um futuro mais democrático”.

Para mais informação sobre esta revista visite: http://www.vitral.org/