Após a oração do Ângelus, na Praça de São Pedro no Vaticano, o Papa Francisco felicitou pelo Natal os cristãos do Oriente, que seguem o calendário Juliano e que, portanto, celebram no dia 7 de janeiro o nascimento de Jesus Cristo; isto, devido ao atraso em relação ao calendário Gregoriano que a Igreja Católica de rito latino segue.

“Amanhã, a comunidade eclesial do Oriente, que segue o calendário Juliano, celebra o Santo Natal. Com espírito de alegre fraternidade, desejo que o novo nascimento do Senhor Jesus lhes cumule de luz e paz”, disse o Papa.

As Igrejas Ortodoxas e das Católicas de rito bizantino celebram o Natal em 7 de janeiro porque são regidas pelo calendário Juliano, que tem sua origem na reforma estabelecida por Júlio César no ano 46 a.C., que estabeleceu um novo calendário para o Império Romano. Este calendário esteve em vigor na maior parte da Europa e nas províncias europeias ultramar até a nova reforma promulgada no ano 1582 pelo Papa Gregório XIII.

Os países católicos adotaram o novo calendário de forma paulatina ao longo dos séculos seguintes. Os primeiros foram os territórios da monarquia hispânica e os diferentes reinos da península itálica.

Os cristãos orientais jejuam durante todo o dia 6 de janeiro até o amanhecer do dia seguinte, em recordação da estrela de Belém. Na noite de 6 para 7 de janeiro, é celebrada uma Missa solene.

Confira também: