O governo cubano continua ameaçando Eduardo Cardet, Coordenador Nacional do Movimento Cristão Libertação (MCL), atentando contra a sua família, cuja casa foi invadida há alguns dias por quatro homens, segundo denunciou sua esposa Yaimaris Vecino.

Em declarações à ‘Radio Martí’, Vecino assinalou que o seu esposo permanece detido na companhia 19 da Prisão Provisória de Holguín. “Ameaçam-no através da família ou com o que pode acontecer com ele lá dentro. Estamos aterrorizados com o que pode acontecer com Eduardo na prisão”, confessou.

Do mesmo modo, denunciou que há algumas noites, aproximadamente às 3h, enquanto ela, a sua mãe e seus dois filhos dormiam, três homens invadiram o quintal da sua residência, enquanto outro homem tirava fotos. “Houve uma testemunha que os viu e nos comunicou”, indicou Yaimaris Vecino.

Por sua parte, Yordan Mariño, coordenador do MCL em Holguín, disse que “cada vez que conversamos (com Cardet), pede para que cuide da sua família”, pois “lá dentro estão o ameaçando com seus filhos e com sua família”.

Em 10 de dezembro, Vecino disse que os agentes do governo a ameaçaram que destruiriam moralmente a sua família como represália pelo trabalho opositor de Cardet Concepción, que foi detido violentamente no dia 30 de novembro e será julgado pelo regime, acusado de delitos comuns.

Em seu site, o MCL informou que em 2 de janeiro o advogado de seu líder nacional apresentou um novo pedido de liberdade sob fiança. Entretanto, indicou na quarta-feira, 4 de janeiro, que o fiscal “alega que a negação de fiança é pela ‘alta periculosidade’ de Eduardo Cardet”.

O movimento fundado por Oswaldo Payá também indicou que o Bispo de Holguín, Dom Emilio Aranguren, “há vários dias, recebeu a irmã de Eduardo Cardet”.

Confira também: