O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, pediu ao povo mexicano ser realista na solução dos problemas que  a nação enfrenta e não esperar milagres nem super-heróis nas próximas eleições de 2006 que elegerão o sucessor do presidente Vicente Fox.

"Não sinto que o México tenha um super-herói que por mágica deva mudar as coisas. Pensar que alguém deverá remediar todos nossos males não é uma idéia muito realista", disse o Cardeal em diálogo com os jornalistas por ocasião da Jornada Mundial das Comunicações Sociais.

Por outro lado, ao referir-se à onda de violência que sacode o país, o Cardeal Rivera Carrera assinalou que a mesma não apareceu por geração espontânea, mas sim é conseqüência de um contexto desigual que se nutre na própria sociedade.

"A violência aparece, e aparece não como um nó, de repente, mas sim como algo que está aí", disse o Cardeal.

"Referia-me a que há uma realidade violenta em nossas famílias, em nosso trabalho, de confronto, que há um sistema educativo que não nos está levando a convivência", acrescentou.

Por último, chamou a cidadania a esforçar-se por "viver na diferença, na tolerância" e assumir suas responsabilidades para gerar um clima generalizado de convivência.