O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira dois novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de Belo Horizonte (MG): Padre Geovane Luís da Silva, da Arquidiocese de Mariana (MG) e Padre Otacílio Ferreira de Lacerda, da Diocese de Guarulhos (SP).

Atualmente pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), Pe. Geovane nasceu nesta cidade, em 21 de junho de 1971. Cursou filosofia e teologia no Seminário São José, em Mariana (MG), e foi ordenado sacerdote no dia 21 de junho de 1997, em Carandaí (MG), cidade onde cresceu e viveu.

Obteve o mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e se especializou em Cultura e Arte Sacra na Universidade Federal de Ouro Preto (MG).

Como sacerdote, foi vigário paroquial, pároco, formador, Diretor de Teologia no Seminário Mario e Diretor do Museu Arquidiocese de Arte Sacra, em Mariana. Atualmente, além de pároco, ensina Teologia Sacramental e Liturgia no Seminário Maior; é Vigário Episcopal da Região Sul, é membro do Conselho Episcopal e do Colégio dos Consultores.

Já o Pe. Otacílio Ferreira de Lacerda é o atual pároco da Paróquia santo Antônio, em Gopoúva, distrito de Guarulhos (SP). Natural de Itapiruçu – Palma (MG), nasceu em 17 de novembro de 1960. Estudou Filosofia, Teologia e Ciências Sociais em São Paulo. Também seguiu um curso sobre a realidade amazônica em Manaus.

Foi ordenado sacerdote em 10 de abril de 1988, em São Paulo. Na Diocese de Guarulhos, atuou como vigário, pároco, superintendente da Caritas Diocesana, administrador paroquial, coordenado da Pastoral ad intra, assessor da pastoral da juventude. Foi também sacerdote fidei donum na Diocese de Ji-Paraná (RO).