O Papa Francisco enviou suas condolências pela morte do embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, assassinado no dia 19 de dezembro enquanto participava da inauguração de uma exposição fotográfica em Ancara.

Em seu telegrama enviado a Vladimir Putin, presidente da Federação Russa, indica-se que “sua Santidade o Papa Francisco se entristeceu ao saber do violento ataque em Ancara, que resultou na morte do embaixador Andrei Karlov”.

O diplomata foi assassinado quando estava no Centro de Arte Moderna do bairro de Cankaya, em Ancara, onde foi para a inauguração de uma exposição fotográfica sobre Turquia e Rússia.

O assassino era um policial turco, Mert Altintas, de 22 anos, que foi morto pelas forças de segurança. O atacante gritou frases islâmicas como “Alá é grande” e “Não se esqueça de Aleppo, não se esqueçam da Síria”.

O presidente russo, Vladimir Putin, convocou uma reunião de emergência com seu ministro de Exteriores, Sergei Lavrov, e os chefes dos serviços de inteligência russos.

“O objetivo do atentado terrorista era danificar a normalização das relações entre Rússia e Turquia”, assegurou por sua parte o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Na mensagem a Vladimir Putin, assinada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, assinala-se que “sua Santidade envia suas condolências a todos os que choram a sua perda e, especialmente, aos membros da família do embaixador Karlov”.

“Ao encomendar sua alma a Deus Todo-poderoso, o Papa Francisco assegura ao senhor e ao povo da Federação russa suas orações e sua solidariedade espiritual neste momento”, conclui o telegrama.

Confira também: