Durante sua homilia pela festa de São Isidro Lavrador,  o Bispo de São Isidro, Dom. Jorge Casaretto, afirmou que a melhor maneira para entender a santidade é como felicidade, pois a vida do santo é  “uma existência com um grande gozo interior, com uma alegria muito profunda por saber que sua vida está sustentada em Deus”.

O Prelado explicou que “estava pensando que termos podem se assemelhar em linguagem moderna ao que nós entendemos por santidade, o que a Igreja entende por santidade. O termo que parece se aproximar mais pe o que Jesus usa no Evangelho quando fala da  aspiração à felicidade. Podemos dizer que, cristãmente falando, no conceito cristão de felicidade, estamos muito perto do que significa a santidade”.

“O santo é alguém que alcançou uma intensa relação com Deus, que vive toda sua vida  na presença de Deus. E se Deus está presente, o que mais tem presente o santo é que Deus o ama, experimenta-se como alguém muito amado por Deus. Esse Deus é o que sustenta toda sua existência e por isso a existência do santo é uma existência com muita paz interior, com uma grande alegria interior”, expressou o Bispo.

Acrescentou também que “o Santo tem a  Deus como um pai, experimenta uma dimensão fraterna muito profunda com Jesus Cristo e sabe que toda sua vida está animada, alentada com uma força interior que somente vem de Deus e que é dada pelo Espírito Santo que está em seu coração”.

Por isso, “toda sua existência irá viver a partir do amor. Sente-se tão amado por Deus que não pode mais que amar todas as realidade que Deus coloca diante de si. Este ideal que encarnou São Isidro não é um ideal estranho para nós meus queridos amigos. Nós estamos chamados a isto”.

O Bispo ressaltou que a pessoa santa “ama muito sua realidade, primeiramente aceitando-a”, mas “não com resignação” senão que  “assim como aceitou o contexto no qual deve viver, antes de tudo aceita a missão que Deus lhe designa para sua vida. Ele sabe que Deus quer algo em sua vida, como todos nós sabemos. Deus nos colocou na terra para algo”.

Dom Casaretto acrescentou que  “o santo, porque ama, vai dimensionar as relações que Deus coloca em seu contexto para imbuí-las de uma dimensão de fraternidade,vai sentir-se irmão, vai querer se colocar ao lado do outro,vai querer ajudá-lo como a um irmão, a partir do amor que Deus colocou no seu coração”.

“Peçamos, pela mediação de São  Isidro Lavrador, descobrir este ideal de santidade, que, volto a insistir, que às vezes parece longínquo, mas a santidade está muito mais perto do que pensamos. Os santos não são somente os que estão nos altares, são todos aqueles que abriram seu coração a deus, que abrindo seu coração à graça, tratam de manifestar em todas as instâncias de sua vida esta realidade de amor com a qual Deus quer  transformar por meio de nós a história que vivemos”.