A Diocese de Minas, no Uruguai, recebeu da Santa Sé a concessão da indulgência plenária durante o Ano Mariana que teve início no último dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, e que será encerrado na mesma data em 2017.

O Bispo de Minas, Dom Jaime Fontes, presidiu a Missa na Catedral Imaculada Conceição e apresentou a Carta Pastoral e o lema “Um Ano com Maria, Mãe da Misericórdia”, que além de ser um “sinal de esperança e uma força de revitalização de energia sobrenatural”, como disse São João Paulo II, propõe atividades e orienta o percurso para que os fiéis possam receber a indulgência plenária.

Esta graça pode ser recebida por todas as pessoas que cumpram, primeiramente, as condições habituais: confissão, comunhão e oração pelas intenções do Santo Padre. Além disso, deverão peregrinar ao Santuário Nacional da Virgem do Verdún ou à Catedral Imaculada Conceição, localizada na Diocese de Minas.

Na capela Mãe de Misericórdia localizada no Santuário, os devotos devem pedir fidelidade à vocação cristã, pelas vocações sacerdotais e religiosas, pela defesa da família e terminar rezando o Pai Nosso, o Credo e invocando a Virgem Maria.

Isto, indica a carta pastoral, “a fim de oferecer uma homenagem de gratidão ou para se consagrar especialmente ao seu Imaculado Coração”.

Entretanto, as pessoas com doenças graves e idosos poderão receber a indulgência plenária se unindo de maneira espiritual às celebrações jubilares ou peregrinações e diante de uma imagem da Virgem ter a intenção de rechaçar o pecado e cumprir quando for possível as três condições habituais.

Dom Jaime Fontes pede para que, no Ano Mariano diocesano, os devotos se aproximem especialmente à Virgem através do Rosário, para “conhecê-la e amá-la mais e, em consequência, para imitá-la melhor”.

O Prelado anima a celebrar com “esmerada participação as festas marianas”, especialmente o dia 31 de março quando completa 30 anos da visita de São João Paulo II ao país, o dia 13 de maio, com o centenário das aparições da Santíssima Virgem em Fátima, ou o dia 19 de cada mês, quando veneram a Nossa Senhora do Verdún.

O Bispo de Minas também convidou a “viver de maneira especial as obras de misericórdia corporais e espirituais” e cantar a ‘Salve Regina’ ao terminar a Missa dos sábados, tudo isto a fim de que “este ano de graça deixe uma marca profunda em muitas pessoas”.

Dom Fontes recordou a encíclica “A Mãe do Redentor” do Papa São João Paulo II, a qual explicava o sentido do Ano Mariano que Sua Santidade convocou em 1987.

“Devemos ver este Ano Mariano como uma esperança, uma força de revitalização das energias sobrenaturais da fé e da caridade, uma espécie de ‘antídoto’ dos inúmeros venenos que, se não estamos alertas, ameaçam intoxicar tanto das pessoas individualmente como a própria sociedade, afastando-as de Cristo e, portanto, da salvação”, citou.

“As ameaças que o Papa pressagiava se tornaram realidade, também em nosso país”, afirma o texto do Bispo, em referência à ideologia de gênero e à “violência em suas múltiplas formas que se experimentam em distintos níveis da sociedade como o aborto”.

“Acabamos de encerrar na Igreja no Ano da Misericórdia e a verdade é que, vendo o quadro de violência que percebemos em todas as ordens e a impotência de nossos pobres esforços frente à onda de secularismo que nos persegue, pensava: Não deveríamos prolongar de alguma maneira o empenho do Papa Francisco em recorrer à Misericórdia de Deus?”.

“A resposta foi completamente afirmativa. Vamos a Maria, que a é Mãe de Misericórdia! Recorramos à Ela mais intensamente!”, afirmou o Bispo, que encontrou apoio no clero da diocese e contou com a “bênção do Papa enviada através da Penitenciária Apostólica”.

“Será um ano de graças, de confiança na Mãe de Deus e nossa Mãe, que nos encherá de paz e de alegria”, manifestou Dom Fuentes.

Confira também: