Na terça-feira à noite, com ocasião do último dia do Mês de Maio dedicado à Virgem María, o Papa Bento XVI chamou os católicos a ser como a Virgem, que acolheu a Jesus e o levou aos outros.
Na terça-feira às 20h, festa da Visitação da Virgem,  realizou-se nos jardins vaticanos a tradicional procissão desde a Igreja de São Estevão dos Abisinios (próxima ao ábside da basílica vaticano) até a Gruta da Virgem da Lourdes.
O Papa Bento XVI chegou à gruta às 21h e antes de repartir a bênção apostólica pronunciou um breve discurso no qual assinalou que “no Ano da Eucaristia que estamos vivendo, María nos ajuda sobre tudo a descobrir cada vez mais esse grande sacramento”.
“Na festa de hoje –continuou- recordamos a visitação da Virgem à sua prima Santa Isabel, já anciã, de quem todos diziam que era estéril e entretanto, por graça de Deus, encontrava-se no sexto mês de gravidez, levando em seu seio a Jesus logo de concebido. María é uma moça jovem, mas não tem medo, porque Deus está com Ela, dentro Dela”.
O Santo Padre afirmou que “em um certo sentido se pode dizer que sua viagem foi –gosta de sublinhá-lo neste Ano da Eucaristia- a primeira ‘procissão eucarística’ da história. Tabernáculo vivente de Deus feito carne, María é a arca da Aliança, em que o Senhor visitou e redimiu a seu povo. A presença de Jesus a cheia do Espírito Santo”.
Após sublinhar que o encontro da Virgem com  Isabel “acha sua expressão no cântico do Magnificat”, Bento XVI se perguntou: “Não é possivelmente também esta a alegria da Igreja, que acolhe incessantemente a Cristo na Sagrada Eucaristia e o leva pelo mundo com o testemunho da caridade operante, cheia de fé e de esperança? Sim, acolher a Jesus e levá-lo aos outros é a verdadeira alegria do cristão!”
“Sigamos e imitemos a María, uma alma profundamente eucarística, e toda a nossa vida será um Magnificat. Que esta seja a graça que peçamos juntos esta tarde à Virgem Santíssima ao terminar o mês de maio”, concluiu o Santo Padre.