Ao receber na manhã de hoje uma delegação da Ação Católica Italiana para saudá-los pelo Natal, o Papa Francisco incentivou os jovens a ser apóstolos da alegria do Evangelho, anunciado o amor e a ternura de Jesus.

Na Sala do Consistório do Palácio Apostólico, o Santo Padre explicou que quando os anjos anunciam a chegada do Redentor, referem-se a “uma ‘grande alegria’, causada pela descoberta de que Deus nos ama e através do nascimento de Jesus se aproximou de nós para nos salvar”.

Em seguida, e depois de ressaltar que “Somos amados por Deus. Que coisa maravilhosa!”, o Papa deu aos presentes este conselho: “Quando estamos tristes, quando parece que tudo dá errado, quando um amigo ou uma amiga nos desilude, ou quando nos desiludimos a nós mesmos, pensemos: ‘Deus me ama’, ‘Deus não me abandona’”.

“O nosso Pai é sempre fiel e sempre nos quer bem, acompanha os nossos passos e vem ao nosso encontro quando nos distanciamos. Por isso, no coração do cristão existe sempre alegria. E esta alegria se multiplica compartilhando-a! A alegria acolhida como dom deve ser testemunhada em todas as nossas relações: na família, na escola, na paróquia, em todo lugar”.

Em seguida, o Papa se referiu ao lema deste ano da Ação Católica: “’CIRCUndados de alegria’. É sugestiva esta metáfora do circo, que é uma experiência de fraternidade, de alegria e de vida ‘nômade’”.

“A imagem do circo – continuou o Pontífice – pode ajuda-los a sentir a comunidade cristã e o grupo no qual estão inseridos como realidades missionárias que se movem de país em país, de rua em rua, ‘circundando’ de alegria a quantos encontram a cada dia. Anunciando a todos o amor e a ternura de Jesus, vocês se tornam apóstolos da alegria do Evangelho, e a alegria é contagiante”.

O Papa, então, deu aos jovens uma tarefa que já encomendou em outras ocasiões: “Esta alegria contagiante deve ser partilhada com todos, sobretudo com os avós. Conversem com seus avós, eles também possuem essa alegria contagiante”.

“Perguntem a eles muitas coisas, saibam ouvi-los, eles têm a memória da história, experiência de vida. Isso será para vocês um dom enorme que os sustentará em seu caminho. Eles também precisam ouvi-los, entender suas aspirações e esperanças. Portanto, eis a tarefa: conversar com os avós, ouvir os avós. Os idosos têm a sabedoria da vida”.

Para concluir, o Papa Francisco desejou a todos, “de coração, um feliz e santo Natal. Estendo estas saudações a seus familiares e a toda a Associação que está em todas as dioceses da Itália. Que o Senhor os abençoe e a Virgem os proteja. E, por favor, não se esqueçam de rezar por mim”.

Confira também: