Um grupo de habitantes do pequeno povoado de Knightstown, em Indiana (Estados Unidos) decidiu responder à ação judicial que os obrigou a retirar a cruz da árvore de Natal da comunidade, elaborando e distribuindo aos pedestres e motoristas cruzes de madeira.

A reação dos habitantes ocorreu depois que o conselho de Knightstown reconheceu na segunda-feira que não havia a capacidade econômica para enfrentar um julgamento – que provavelmente perderia – ante a American Civil Liberties Union of Indiana, que acolheu a ação do morador Joseph Tompkins.

Em sua ação, Tompkins disse que não queria que seus impostos fossem usados para a iluminação e a manutenção da cruz.

Por isso, ante a proximidade de um julgamento, o conselho emitiu na segunda-feira um comunicado expressando que, “com pena e tristeza, o Município de Knightstown tirou a cruz da árvore de Natal da praça da cidade”. Além disso, afirmou que na próxima reunião do conselho seria aprovada uma resolução “indicando que não devolverão a cruz à árvore”.

“Não poderíamos enfrentar o julgamento apresentado pela ACLU. Eles nos exigiriam pagar os honorários legais do advogado da ACLU, assim como o dano monetário a quem realizou esta ação, Joseph Tompkins, conforme o que foi exigido pela corte. Esta é a nossa declaração baseada no conselho dos nossos assessores legais", acrescentou o texto.

Mas a reação de vários habitantes não era esperada. Aproximaram-se para rezar e distribuir cruzes aos pedestres e motoristas. “Faça uma cruz, pegue uma cruz”, dizia um dos cartazes colocados perto da árvore.

Por sua parte, em declarações a FoxNews, um habitante identificado como Lau Ghioc disse, referindo-se ao valor dos impostos de Tompkins: “Acho que podemos encontrar pessoas na cidade que possam substituir os 0,0004 centavos (de dólar) para lhe da e não precisaremos nos preocupar com isso”.

Além disso, vários habitantes disseram que seguirão lutando para que a cruz seja colocada novamente na parte mais alta da árvore.

Por sua parte, outros também optaram por colocar cruzes de madeira nos ramos da árvore.

Confira também: