Em meio à controvérsia gerada por alguns meios de comunicação que apresentaram uma carta de agradecimento do Papa Francisco às prefeitas espanholas de Barcelona, Ada Colau, e Madri, Manuela Carmena, a Sala de Imprensa da Santa Sé precisou que a missiva foi enviada a todos os prefeitos participantes do congresso sobre ajuda aos refugiados recentemente realizado em Roma.

Através de um comunicado, o Vaticano informou que “o Papa enviou a mesma carta de agradecimento e encorajamento a todos os prefeitos participantes do congresso sobre refugiados realizado na sexta-feira e no sábado passado, na Casina Pio IV”.

Além disso, indica o texto, “todas as cartas estão assinadas pessoalmente pelo Papa e o texto enviado é o mesmo para todos os destinatários, traduzido em diversas línguas”.

A prefeita de Barcelona, Ada Colau, que nessa cidade espanhola deixou sem celebrações religiosas as festas da Mercê e que reduziu a presença dos cristãos nos atos públicos, respondeu a missiva do Pontífice em sua conta no Twitter.

Colau disse: “Obrigada, Pontífice, pelo convite e por defender os Direitos Humanos apoiando a rede #CidadesRefúgios. Receba todas as minhas ‘boas energias’ e meu respeito”.

A carta do Papa Francisco, enviada a cerca de 70 prefeitos de todo o mundo em distintos idiomas, com data de 12 de dezembro, assinala o seguinte:

“Agradeço-lhes por ter participado do congresso organizado em minha casa pela Pontifícia Academia das Ciências em resposta à minha iniciativa. Nos dois dias do evento, acompanhei de perto o desempenho dos trabalhos e estou consciente dos sucessos notáveis que foram alcançados.

Quero respeitar a liberdade de todos e de cada um. Aprecio muito a proposta de criar uma rede de prefeitos. Sei de suas iniciativas, lutas e sofrimentos pessoais. Por isso, manifesto a cada um dos prefeitos a minha admiração e gratidão pelo trabalho inteligente e corajoso em favor de nossos irmãos e irmãs refugiados.

A minha porta estará sempre aberta a vocês e a esta nova rede.

Enquanto peço ao Senhor que não o abandone nunca, mas sobretudo neste difícil momento, o acompanho com reconhecimento e afeto. Não esqueça de rezar por mim ou, se não reza, por favor, pense em mim e me envie ‘boas energias’”.

Confira também: