Em uma carta enviada ao presidente Bashar al-Assad por meio do Núncio Apostólico na Síria, recentemente criado Cardeal Mario Zenari, o Papa Francisco pediu ao mandatário e à comunidade internacional o fim da violência e do terrorismo.

Segundo confirmou a Sala de Imprensa da Santa Sé, na missiva entregue pessoalmente pelo núncio ao presidente em Damasco, o Pontífice fez um apelo “ao fim da violência e por uma solução pacífica das hostilidades e para que condenem todas as formas de extremismo e terrorismo independentemente da sua origem”.

Além disso, o Pontífice pediu ao presidente que “garanta que o direito humanitário internacional seja plenamente respeitado, com referência à proteção de civis e o acesso às ajudas humanitárias”.

Deste modo, o Papa deseja mostrar “um sinal especial de afeto pelo amado povo sírio, submetido a duras provas nos últimos anos”.

Na oração do Ângelus do último domingo, o Papa recordou as vítimas da guerra e pediu o fim da violência.

“Apelo ao compromisso de todos, a fim de que seja feita uma escolha de civilidade: não à destruição, sim à paz, sim ao povo de Aleppo e da Síria”, disse.

A Síria sofre desde 2011 uma dura guerra civil que o regime de Bashar al-Assad enfrenta com diferentes grupos opositores, alguns salafista, como Al Qaeda ou Estado Islâmico.

Desde o início da guerra, morreram na Síria cerca de 300.000 pessoas e 11 milhões estão refugiados dentro ou fora das fronteiras do país.

Confira também: