Afim de refletir e promover a preservação do patrimônio cultural e religioso no Brasil, a Arquidiocese de Belo Horizonte irá realizar nesta  terça e quarta-feira na capital mineira o seminário “Espaços da fé e figuras do sagrado”.

A abertura será feita pelo arcebispo metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. O encontro vai reunir especialistas de diferentes áreas que vão debater a segurança e proteção do patrimônio, roubo de imagens, comércio ilícito, medidas de segurança, arquitetura, imagens e festas religiosas.

O conferencista Jorge Askar, arquiteto da superintendência de desenvolvimento e promoção do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), avaliou que o  evento vai conscientizar os participantes sobre a importância da preservação. “Vou demonstrar a importância da prevenção, para que sejam evitadas as intervenções drásticas”, diz. Para ele a manutenção constante é uma forma de diminuir os gastos e conservar o patrimônio “sempre em condições de ser visto”, reforça.

O seminário será realizado das 8h às 18h, no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (Espaço Cultural Desembargador Affonso Teixeira Lages), na avenida Raja Gabaglia, 1.315, bairro Luxembrugo. As inscrições podem ser feitas na secretaria executiva do evento, na avenida Brasil, 1.701 conjunto 101, bairro Funcionários, região Centro-Sul de BH. Informações: (31)3261-5864.