O Arcebispo de Madri (Espanha), Cardeal Carlos Osoro, relatou um episódio que aconteceu há alguns anos, quando ele foi a uma casa noturna para resgatar uma moça latino-americana das garras da prostituição.

No diálogo com ‘Rome Reports’, o Purpurado recordou o caso desta jovem que lhe pediu ajuda ao sair de um hospital em uma cidade espanhola.

“Uma jovem com sotaque latino-americano me chamou, viu que eu estava vestido com batina de bispo ao sair do hospital e me disse ‘padre, por favor atenda-me’. Me contou que tinham retido o seu passaporte e estava trabalhando em uma casa noturna”.

“Disse-lhe: ‘onde fica este lugar, eu vou até lá quando você sair do trabalho e te busco, eu tiro você de lá’”.

O Cardeal recordou que algumas horas depois nesse mesmo dia, dirigiu-se ao local onde a mulher estava e entrou decidido a não sair de lá sem resgatá-la.

“Fui vestido como sempre e quando entrei houve um silêncio absoluto e muito grande no local, que não era precisamente um lugar de oração. Perguntei pela jovem e estava fazendo o seu ‘trabalho’ e esperei por ela”.

“Pedi uma cerveja enquanto esperava por ela e continuava um silêncio no local. Em seguida, ela desceu e pedi que me dessem o seu passaporte, que não os denunciaria, mas que me entregassem. E, logo, me jogaram o seu passaporte”.

“Continuo me comunicando com ela, tem uma vida muito saudável e tem uma vida familiar extraordinária”, contou o Purpurado a ‘Rome Reports’.

O Arcebispo de Madri foi criado Cardeal no consistório do dia 19 de novembro. Em entrevista concedida ao Grupo ACI antes desse dia, afirmou que descobriu a sua vocação quando era professor.

“Lembro que para mim foi fundamental o primeiro dia que dei aula, olhei para aquelas crianças que estavam na minha frente, que me escutaram. E no mais profundo de mim havia um desejo de entregar a minha vida para dar algo mais do que conhecimentos, para entregar a verdadeira sabedoria que é Cristo. Então, experimentei que o Senhor continuava me chamando”, relatou o Cardeal Osoro.

“Ao terminar a aula nesta manhã, fui conversar com o meu diretor espiritual, que era um jesuíta, para contar-lhe o que havia sentido. Ele incentivou-me a terminar o curso e enquanto isso ir pensando e discernindo. E isso foi o que aconteceu. Vi que o Senhor me chamava a entregar a minha vida”, contou ao Grupo ACI.

O novo Cardeal tem 71 anos, nasceu na cidade de Castañeda, em Cantabria (Espanha), em 16 de maio de 1945. Estudou Magistério, Pedagogia e Matemática e exerceu a docência até quando decidiu responder a um chamado que sentia há muito tempo.

Confira também: