Na véspera de Natal, 24 de dezembro, o Santuário Nacional de Aparecida, ganhará um grande presente: a inauguração do Campanário, uma das maiores obras do Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O reitor do Santuário Padre João Batista de Almeida declarou ao site A12 do templo mariano que o Campanário será uma homenagem singular na ocasião que a Igreja celebra o nascimento do Menino Jesus. “Os sinos que tocaram no Natal vão tocar em Aparecida”, assinalou.

A inauguração será realizada com Missa, às 21h, seguida por procissão e bênção do monumento e o badalar solene dos sinos.

Este Campanário sustenta em sua estrutura 13 sinos. Doze deles são dedicados aos apóstolos e homenageiam bispos e cardeais que marcaram a história da Padroeira do Brasil desde 1717. O 13º, o maior deles, é dedicado a São José e a Virgem Maria e homenageia a Família da Campanha dos Devotos, que mantêm as obras do Santuário.

A parte maior do Campanário mede 37,5 metros de altura, equivalente a um prédio de 12 andares. Trata-se de uma estrutura um pouco menor do que as naves do Santuário, que medem 40 metros.

Os sinos foram mais um projeto do artista plástico Cláudio Pastro, que faleceu em outubro e foi responsável por várias obras do Santuário. Eles funcionarão de duas formas: através de toques comuns ou reproduções musicais personalizadas pelo Santuário através de teclado próprio para esta função.

Confira também: