O Bispo de Trujillo, Dom Virgilio López Irías, partiu à Casa do Pai na manhã de ontem após um acidente de trânsito na estrada que comunica a diocese com Savá, no norte do  país.

O Prelado, de 67 anos, faleceu às 9h20 da manhã no hospital  Aguán de Tocoa, duas horas depois do acidente.

Sacerdotes da igreja São João Batista de Trujillo disseram que Dom López estava indo a La Ceiba para receber um tratamento médico.

Após a notícia, dezenas de fiéis chegaram ao hospital para acompanhar e dar seu último adeus ao Prelado. Às  4h da tarde de ontem o féretro foi trasladado em procissão até a Igreja de São Isidro desta cidade, onde  foi celebrada uma Missa.

Os restos serão trasladados a Bonito Oriental e então à paróquia São João Batista de Trujillo, onde haverá o velório de três dias. Amanhã se espera a presença do  Arcebispo de Tegucigalpa, Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, e dos nove bispos do  país. O enterro de Dom. López será às 10 da manhã de sábado.

O Prelado nasceu em La Ceiba, Atlântida, em 29 de setembro de 1937. Pertenceu à  Congregação dos Padres Franciscanos. Esteve oito anos como sacerdote na catedral de Comayagua, serviu dois anos como sacerdote em La Libertad, Comayagua; e foi o guia espiritual durante três anos em Catacamas, Olancho. Foi consagrado Bispo em 9 de outubro de 1987, data em que foi declarada a diocese de Trujillo.