A estrutura da Arquidiocese de Manágua poderia experimentar mudanças, como uma eventual divisão territorial que converteria os territórios de Masaya e Carazo em novas dioceses.

Esta possível reestruturação estaria impulsionada fundamentalmente pelo crescimento da população, o qual, segundo estudos da Igreja, torna muito difícil que um só Bispo possa atendê-la apropriadamente.

Ao respeito, o novo Arcebispo de Manágua, Dom Leopoldo José Brenes assinalou que há uma série de mudanças que se realizarão paulatinamente. “Temos doze meses para fazer as mudanças. Neste momento acredito que o único que o Código nos manda fazer é nomear  ao Vigário Geral, neste caso diz que quando há um Bispo Auxiliar, geralmente o Bispo Auxiliar é o Vigário Geral, então Dom Jorge Solórzano é o Vigário Geral e com ele começamos a caminhar”, assinalou Dom Brenes.

O Prelado considera que no momento não se farão mudanças importantes. “Eu estou me colocando nas mãos do Senhor e me submetendo um pouco aos costumes, por isso estou consultando sempre aos sacerdotes e de maneira especial a nosso Bispo Auxiliar Dom Jorge Solórzano, eu não venho para apagar nada, mas sim a me integrar dentro do trabalho da Arquidiocese e depois mais adiante iremos nos acomodando, segundo o Senhor e a presença do Espírito Santo vão exigindo”, disse o Arcebispo.