A Arquidiocese do Rio de Janeiro ganhou nesta quarta-feira dois novos Bispos auxiliares. Foram nomeados para esta função Mons. Joel Portella Amado, até então Vigário-geral e pároco da Catedral Metropolitana do Rio, e o Pe. Paulo Alves Romão, que era pároco da paróquia Bom Pastor também na capital fluminense.

Além disso, Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia de Dom Franco Cuter, por motivo de idade, e nomeou para a Diocese de Grajaú (MA) Frei Rubival Cabral Britto.

Bispos auxiliares

Mons. Joel Portella Amado nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de outubro de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Aloisiano da Companhia de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde fez o Doutorado em Teologia Pastoral. Também estudou Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Foi ordenado sacerdote em 12 de outubro de 1982 e desempenhou diversas funções na Arquidiocese do Rio, como pároco, professor e acadêmico. Atualmente, é Vigário-geral; Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; pároco da Catedral Metropolitana; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores; Professor da PUC; Diretor administrativo do Museu de Arte Sacra; Diretor do Arquivo Arquidiocesano; Responsável pelos textos litúrgicos da Comissão de Pastoral litúrgica e Arquivista do Cabido Metropolitano.

Em 2007, participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Aparecida como Assessor-delegado; em 2008 se tornou Capelão de Sua Santidade e em 2013 foi Secretário-Executivo da JMJ do Rio de Janeiro.

Também nomeado Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Padre Paulo Alves Romão nasceu em Barra do Jacaré (PR), em 6 de abril de 1964. Estudou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia “João Paulo II”, no Rio de Janeiro, e Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (ISTARP).  Fez Doutorado (2012) em Teologia Pastoral na PUC-RJ.

Foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1997. Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi Vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Membro do Conselho Presbiteral. Atualmente, desempenha é pároco da paróquia Bom Pastor; Professor da PUC e do Seminário Maior São José; Diretor do Departamento Arquidiocesano de Ensino religioso; Coordenador da Pastoral Universitária; Assistente eclesiástico do Movimento Comunhão e Libertação.

Novo Bispo de Grajaú

Nomeado Bispo da Diocese de Grajaú (MA), Padre Rubival Cabral Britto, OFM. Cap., é natural de Jaguaquara (BA), nasceu em 21 de julho de 1969. Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos na província Bahia e Sergipe em janeiro de 1990. Sua profissão religiosa foi em 31 de janeiro de 1993.

Estudou Filosofia no Instituto de Teologia Dom Walfredo Tepe, em Ilhéus (BA), e Teologia na Universidade Católica em Salvador (BA), com especialização em Gestão Educacional na PUC de Brasília. Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 2000 em Jaguaquara (BA). Atualmente é Diretor do Colégio Paulo VI em Vitória da Conquista (BA).