Ao final da Audiência Geral de hoje, o Papa Francisco apelou ao combate da corrupção e à promoção dos direitos humanos.

Em uma mensagem pronunciada depois da sua catequese, fez referência a duas importantes jornadas impulsionadas pelas Nações Unidas que acontecerão nos próximos dias: o Dia Mundial contra a Corrupção, em 9 de dezembro, e o Dia Mundial pelos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.

“São duas realidades estritamente relacionadas: a corrupção é o aspecto negativo a ser combatido, começando pela consciência pessoal e controlando os âmbitos da vida civil, especialmente sobre aqueles que estão mais em risco”, explicou o Santo Padre.

“Os direitos humanos – continuou o Pontífice – são o aspecto positivo, a ser promovido com decisão, para que ninguém seja excluído do reconhecimento efetivo dos direitos fundamentais da pessoa humana”.

A ONU instituiu o Dia Mundial contra a Corrupção para conscientizar sobre as práticas corruptas que causam grandes prejuízos à sociedade.

As Nações Unidas recordam que a cada ano paga-se um trilhão de dólares em subornos e rouba-se 2,6 trilhões de dólares anuais através da corrupção.

Nos países em desenvolvimento se perde, como consequência de práticas corruptas, dez vezes mais dinheiro do que o dedicado à ajuda ao desenvolvimento.

O Dia Mundial pelos Direitos Humanos é comemorado no dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.

Segundo a ONU, trata-se de fazer um apelo a todos para defender os direitos do outro. É responsabilidade de todos defender os direitos humanos.

Confira também: