A ajuda econômica enviada pelos católicos dos Estados Unidos à Igreja na América Latina alcançou um recorde histórico, com mais de 8 milhões de dólares, segundo as cifras da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês).

Estas ajudas se plasmam nas centenas de subvenções aprovadas pela USCCB. Somente no mês de novembro, durante seu encontro em Baltimore, o Subcomitê para a Igreja na América Latina outorgou 204 subvenções, no total de aproximadamente 3,8 milhões de dólares.

Com estas ajudas econômicas, a Igreja em diferentes países da América Latina forma líderes leigos católicos, seminaristas, religiosos, realiza pastoral penitenciária e para jovens, entre outros projetos.

Em um comunicado de imprensa publicado pela USCCB, o Bispo Auxiliar de Seattle (Estados Unidos) e presidente do Subcomitê para a Igreja na América Latina da USCCB, Dom Eusebio Elizondo, assinalou que “os ensinamentos e a atenção pastoral da Igreja Católica devem ser acessíveis a todos, mas, na América Latina e no Caribe, a localização, a geografia ou as condições econômicas tornam difícil a participação de muitas pessoas na vida da Igreja”.

“Estas subvenções estão levando a fé àqueles que estão afastados, unindo-nos aqui nos Estados Unidos de maneira especial aos nossos irmãos e irmãs nas periferias na América Latina e no Caribe”, disse Dom Elizondo.

Com as doações deste ano, conforme explicou a USCCB, na Arquidiocese de Havana (Cuba) foi possível organizar uma capacitação em bioética para os diáconos permanentes, a fim de que compartilhem com os fiéis o ensinamento da Igreja a respeito do aborto, da eutanásia, entre outros temas.

Também foram outorgadas subvenções para catequizar comunidades étnicas na Guatemala, para assistir os atingidos pelo furacão Matthew no Haiti e em Cuba, assim como o terremoto que atingiu o Equador no dia 16 de abril deste ano.

Conforme explicou a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, estas subvenções são financiadas pela Coleta Anual para a Igreja na América Latina, que completou 50 anos em janeiro deste ano e em 2017 será realizada no quarto domingo de janeiro.

Confira também: