Durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, o Papa Francisco recordou o centenário do assassinato do Beato Carlos de Foucauld, ocorrido na Argélia em 1º de dezembro de 1916.

O Santo Padre disse que o Beato Carlos de Foucauld era “um homem que venceu tantas resistências e deu um testemunho que fez bem à Igreja”.

Por isso, exortou a pedir-lhe que “nos abençoe do céu e nos ajude a caminhar nos caminhos de pobreza, contemplação e serviço aos pobres”.

O sacerdote Carlos de Foucauld, fundador da União de Irmãos e Irmãs do Sagrado Coração, morreu assassinado, aos 58 anos, com um tiro durante uma revolta anti-francesa na Argélia.

Nesse país, o presbítero exercia seu ministério e sua missão centrada na evangelização dos povos do deserto do Saara e contra a escravidão.

“Pensa que terás de morrer mártir, despojado de tudo, estendido por terra, nu, irreconhecível, coberto de sangue e feridas, violenta e dolorosamente assassinado”, expressou o Beato Carlos de Foucauld em uma ocasião, como se estivesse pressentindo a sua morte.

Dez congregações religiosas e oito associações de vida espiritual surgiram de seu testemunho e carisma. Foi beatificado pelo Papa Bento XVI em 2005 e sua festa litúrgica é celebrada em 1º de dezembro.

O Papa Francisco também se referiu a este homem de Deus em sua conta do Twitter onde escreveu:

Confira também: