A poucos meses da XX Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Colônia, informou-se que jovens de 160 nações participarão da “Jornada de Compromisso Social” o próximo 12 de agosto.

Sob o lema "Underconstruction - nos ajude a construir um mundo mais justo!” e durante a realização das "Jornadas de encontro nas dioceses alemãs" de 11 a 15 de agosto,  se realizará a “Jornada de Compromisso Social”.

Segundo declarações da responsável pela seção Encontros do Comitê Organizador da JMJ, Rafaella Ernst à agência Fides, esta Jornada "permitirá aos jovens experimentar sua capacidade de trocar experiências a nível local e os estimulará a assumir responsabilidades em seu entorno. As dioceses alemãs esperam com alegria a seus hóspedes internacionais e estão preparando-se para sua chegada".

Como preparação para esta jornada se realizará um "Mapa de Diaconía", no qual, prévia análise da realidade de sua paróquia, os jovens alemães decidirão realizar um projeto social, como pode ser adornar locais de um centro social ou fazer trabalhos de reparação em um parque infantil. Ao trabalho concreto lhe seguirá uma reflexão na qual todos os participantes compartilharão suas experiências e as diversas realidades de vida social e cultural em que se desenvolvem.

"Será algo muito especial ver como jovens procedentes de 160 nações tratarão de construir juntos neste dia um mundo melhor. Deste modo, para os jovens comprometidos e para a opinião pública, será possível ver como se realiza a solidariedade universal. Além disso demonstrarão que a solidariedade universal é necessária e possível para construir juntos uma nova cultura do amor e a justiça" destacou a senhora Ernst.

O lema "Underconstruction - nos ajude a construir um mundo mais justo"! faz referência direta ao convite que o Papa João Paulo II fizera na sua Mensagem para a XX Jornada da Juventude em Colônia: "Atuem para construir a civilização do amor e da justiça".