Em um telegrama enviado ao presidente de Cuba, Raúl Castro, o Papa Francisco expressou suas condolências pela morte de Fidel Castro, ex-presidente e líder da revolução cubana.

“Expresso os meus sentimentos de pesar a vossa excelência e aos familiares do falecido dignitário, assim como ao governo e ao povo da sua amada nação”, assinalou o Santo Padre no telegrama difundido pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

“Ao mesmo tempo, ofereço orações ao Senhor pelo seu descanso e confio a todo o povo cubano a intercessão materna de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, Patrona do seu país”, concluiu o Pontífice.

Fidel Castro, que governou Cuba durante aproximadamente 50 anos e recebeu três Papas na ilha, faleceu no último dia 25 de novembro. Castro chegou ao poder em Cuba em janeiro de 1959, depois de uma insurgência armada que derrubou o ditador Fulgêncio Batista.

Em 2006, Fidel cedeu o poder, de forma temporária, ao seu irmão Raúl Castro. Dois anos depois, devido a seus crescentes problemas de saúde, a sucessão se tornou definitiva.

O Papa Francisco – o terceiro Pontífice a visitar Cuba depois de São João Paulo II e Bento XVI – se reuniu com Fidel em 2015 e lhe deu de presente um livro e dois CDs com homilias e canções do Pe. Armando Llorente, sacerdote jesuíta espanhol que foi professor na escola de Castro e que pediu pela sua conversão antes de morrer.

Confira também: