Delegados de todo o país se reuniram nesta capital para celebrar a I Assembléia Nacional de Missões, uma histórica cita que concluiu com o compromisso de “fazer da missão o eixo central da vida pastoral” em Cuba.

A Assembléia se realizou de 25 a 28 de maio com o lema "Anunciemos a Cristo, acompanhados pela Virgem da Caridade" e congregou a 141 representantes das onze dioceses cubanas entre sacerdotes, seminaristas, religiosos, diáconos permanentes e leigos.

Nas suas conclusões, os participantes pediram retomar a opção do Encontro Nacional Eclesiástico Cubano (ENEC), celebrado em 1986, de "ser uma Igreja Missionária", com cinco eixos centrais:

  • Fazer da missão o eixo central da vida pastoral.
  • Cultivar uma espiritualidade missionária, vigorosa e encarnada em todos os membros da Igreja.
  • Priorizar uma formação missionária integral.
  • Acompanhar e dinamizar as casas de missão.
  • Impulsionar e estender o anúncio do Evangelho a todos os ambientes.

Segundo o Padre Raúl Rodríguez Dago, diretor nacional das Obras Misionais Pontifícias, “a presença de 23 seminaristas que cursam os diferentes anos de Teologia, no Seminário de São Carlos e Santo Ambrosio, foi motivo de alegria e esperança, na assembléia, já que eles serão os pastores do amanhã”.

Em uma Eucaristia que formou parte do programa da Assembléia, Dom Luiggi Bonazzi, Núncio Apostólico em Havana, pediu aos participantes “trabalhar para manter abertas as portas a Cristo” e assinalou que "nas relações de cada dia, quando na vida social, cultural e econômica, encontramo-nos diante de situações que podem reduzir ou até fechar o espaço para que Cristo chegue a nossos irmãos, não podemos ficar indiferentes".

Do mesmo modo, leu uma saudação do Papa Bento XVI no qual pediu que “os trabalhos deste encontro sejam um novo impulso para a incansável ação missionária nesse país, diante dos desafios da sociedade atual, dando graças a Deus pelo passado e o presente da vida dessa amada Igreja em Cuba".

As conferências da cita incluíram reflexões sobre a história da Igreja Missionária em Cuba; um diagnóstico da realidade missionária nacional; o anúncio de Jesus Cristo e a construção da comunidade cristã; a paróquia missionária e a urgência da missão.

O Padre Rodríguez revelou que em vários momentos do evento se pediu “a fundação da Juventude Missionária, para que agrupe a jovens missionários, que ao longo da ilha, trabalham na missão e alguns deles eram delegados à assembléia”.

A Assembléia incluiu uma visita á favela de El Vedado, onde os missionários saíram a anunciar pelas ruas e portas da vizinhança a fé cristã.O sacerdote assinalou que durante a Missa final, presidida pelo Cardeal Jaime Ortega, Arcebispo de Havana, os participantes receberam uma réplica da imagem da Virgem da Caridade, Mãe, Padroeira e Rainha de Cuba, a primeira missionária do povo cubano.

“Não podemos esquecer que o lema deste ano missionário, que celebra a Igreja que peregrina em Cuba é: ‘Anunciemos a Cristo, acompanhados pela Virgem da Caridade’”, indicou.