O Painel sobre Violência na Religião (COV&R) se realizará esse ano na localidade de  Schoenstatt (Koblenz-Vallendar, Alemanha) de 6 a 10 de julho de 2005. Mais de 100 peritos de vinte países se reunirão para tratar o tema “Teoria mimética e a imitação do divino”.

O Congresso, patrocinado pela Purdue University, é organizado pelas Irmãs de María de Schoenstatt e a faculdade de teologia da Universidade de Innsbruck. O tema das conferências girará em torno do pensamento do René Girard e a antropologia cristã do Padre Joseph Kentenich (1885-1968), quem desenvolveu uma moderna maneira de formação espiritual que resistiu os perigos do “homem massa” durante a época da dominação nazista.

Uma das organizadoras do evento, Ann W. Astell, afirma que “a ‘imitação do divino’ é um tópico multifacético que evoca a idéia clássica do discipulado. Também recorda a representação de Deus e do divino na arte visual, a apropriação do divino na política e a cultura do consumidor, e os usos da religião para justificar a violência. Deus pode ser imitado como um ícone e também pode ser erigido como um ídolo”.

René Girard, da Stanford University, também participará da reunião. É o fundador do COV&R e máximo expoente da teoria mimética. Recentemente eleito um dos 40 “imortais” da Academia francesa, é também autor de muitos livros de crítica literária, antropologia e interpretação bíblica.

Além de Girard, tomarão parte do evento peritos como Józef Niewiadomski, decano da faculdade de teologia da Universidade de Innsbruck; Jean-Luc Marion, da Sorbona de Paris; Margaret R. Milhares, Allen Frantzen, da Loyola University de Chicago; Mumtaz Ahmad, da Hampton University; e Eliezer Dom-Yehiya, da Bar-Ilan University do Israel.

O evento incluirá uma série de sessões sobre crítica literária, exegese bíblica, antropologia, catequese, economia, arte visual, cinema, filosofia, etc.

Como fim de festa, o dia sábado se celebrará um concerto a cargo do Youth Chamber Choir e as meninas cantoras do Liebfrauenkirche in Koblenz, dirigidas por Manfred Faig.

Para maior informação se pode acessar a página Web:

http://theol.uibk.ac.at/cover