Terá início no próximo domingo, 27 de novembro, o Ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima, no santuário mariano em Portugal. A abertura das celebrações se dará com a passagem no pórtico jubilar e celebração da Santa Missa.

De acordo com o Santuário de Fátima, “os peregrinos são convidados a participar na oração do Rosário, às 10h, na Capelinha das Aparições, seguindo depois em procissão, com a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima até à Basílica, com uma passagem pelo Pórtico Jubilar, o que marcará o início de uma ritualidade própria sugerida no Itinerário do Peregrino durante o Ano Jubilar do Centenário das Aparições na Cova da Iria”.

Em seguida, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto presidirá a Celebração Eucarística na Basílica da Santíssima Trindade.

O Pórtico Jubilar, sob o qual os peregrinos passarão, “resulta da intenção de dotar o Santuário de um elemento visual que possa celebrar os cem anos de Fátima, evocando simultaneamente a memória do arco que, em 1917, assinalou o lugar das aparições, e sob o qual foram fotografados Francisco Jacinta e Lúcia”.

Além disso, explica o Santuário, “simboliza a ideia de uma ‘porta santa’, uma vez que a sua estrutura se desenha em torno do conceito de marco que assinala um lugar sagrado e a sua configuração é a de uma porta encimada por uma cruz”.

Neste pórtico também estarão presentes “os elementos que já constituíam o pórtico de 1917: a cruz central e as lanternas que a ladeiam, em clara referência à marca cristológica da mensagem de Fátima”.

Haverá também dispositivos para apresentar aos peregrinos nas sete línguas habituais o Itinerário Jubilar, que passa por diversos lugares e propõe vários tipos de oração.

A jornada de abertura do Ano Jubilar terá início no sábado, 26, às 14h30, com a exposição “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo. Exposição evocativa da aparição de outubro de 1917”, no Convivium de Santo Agostinho, no Piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Em seguida, no salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, o Bispo da Diocese de Lamego, Dom António Couto, apresentará o tema do ano, a partir do Salmo 125, “O Senhor fez maravilhas”.

Intervirão nesta sessão o reitor do Santuário de Fátima, Pe Carlos Cabecinhas, na abertura, e o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, no encerramento. Haverá ainda um apontamento musical e o lançamento da medalha comemorativa do Centenário.

Confira também: